DICAS PARA AJUDAR NO CONTROLE DO COLESTEROL

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Dando continuidade as informações passadas relacionadas ao colesterol alto, a seguir daremos algumas dicas de como ajudar no controle e na diminuição do colesterol.

- Troque os alimentos: alimentos como o queijo amarelo, o leite integral, carnes gordas e pele de frango podem contribuir com grandes quantidades de gordura, então prefira as versões com menos gordura, como leite desnatado, queijo branco (prestando atenção para não exagerar na quantidade) e consumo de carnes magras.

- Controle o consumo de carnes: de preferência pelo consumo de carnes magras, como a carne de frango (retirando a pele) e peixe. As carnes vermelhas podem ser consumidas no máximo 3 vezes na semana, retirando a gordura visível em excesso.

- Diminua as frituras: prefira alimentos cozidos ou assados e diminua ao máximo o consumo de alimentos fritos.

- Óleos na dieta: Azeite de oliva e óleos de origem vegetal (como girassol, canola, soja e milho) podem ser consumidos em pequenas quantidades e preferencialmente frios. Ao aquecer os óleos, ocorrem mudanças na sua estrutura e seus benefícios ficam neutralizados.

- Evite alimentos recheados: alimentos com recheio como os biscoitos doces possuem grande quantidade de gordura.

- Pratique atividade física: a prática de atividade física regular ajuda a melhor os níveis de colesterol no sangue por consumir parte das nossas reservas de gordura.

Esses cuidados ajudam no controle do colesterol, no entanto em alguns casos, mesmo com uma dieta mais saudável, é necessário utilizar medicamentos para o controle do colesterol.

Hábitos alimentares saudáveis melhoram a qualidade de vida hoje e no futuro.

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer toda a diferença.

Faça sempre um acompanhamento com um cardiologista!