O que é Cateterismo?

Compartilhe:
Cateterismo é um exame minimamente invasivo que utiliza um contraste de iodo com a finalidade de avaliar as artérias coronárias, responsáveis pela chegada de sangue ao coração. Neste exame, é possível identificar o tamanho, localização e extensão das placas de ateroma (gordura), responsáveis por quadros de angina e infartos.

E através deste exame é possível realizar a Angioplastia, um procedimento onde é implantado o Stent (uma armação metálica treliçada com um balão, conhecida popularmente como "molinha"), na artéria coronária com o intuito de desobstruir o fluxo de sangue.

Conforme figura abaixo é possível ver que o Stent é levado até o local em que se encontra a obstrução, o médico enche o balão que está acoplado dentro da armação, inflando-o de maneira que restabeleça o fluxo de sangue, então o balão é retirado, restando somente a armação metálica na parede da artéria, onde previamente estava a placa de gordura.
Atualmente o Stent vem evoluindo muito em relação aos materiais de que é feito, existem dispositivos que possuem medicamentos em sua composição e podem inclusive serem absorvidos completamente pelo organismo.

Os riscos do cateterismo são pequenos, no entanto, deve ser indicado por um cardiologista e evitar sua realização desnecessária.